View Full Version : Help with learning Portugese
What kind of help do you need ?
======================
Que tipo de ajuda precisas ?
;)
I don't need help, it's just after I learn French, I am going straight onto Portugese and I will want to come here for help and hopefully there is a nice thread with a lot of useful everyday phrases. And also for anyone else who needs help.
Seja Bem vindo
------------------------------------------
Welcome :D
Good = bom :)
Day = dia (can also express "morning" dependind of the context)
so... bom dia! xD
-
Portuguese isn't that difficult... there is various things different from other languages, of course, but since you learn correctly them, It become easier :D
-
let's use this example (easier)
in Portuguese, the word for "easy" is "fácil" (with strong A), in english we add "er" and change the "i", in port. you just add "mais" (intensity pronoun) in front :D
so, it changes to "mais fácil"
this is valid for any word that you want to demonstrate intensity :p
Meu caro amigo, o português é das linguas mais complexas e dificeis do mundo... Em termos de gramática, só o francês se compara...
CroftScionGuard
03-08-09, 22:07
Meu caro amigo, o português é das linguas mais complexas e dificeis do mundo... Em termos de gramática, só o francês se compara...
nao exactamente... o francês é mais fácil... em muitos casos o francês no plural é comum tanto no feminino como no masculino, e os verbos sao mais simples pois usam verbos auxiliares excepto no presente do indicativo, ao contrário do portugues que usa uma palavra para cada conjugação excepto no presente/passado/condicional perfeito (ex: ter feito)
just croft
04-08-09, 01:00
:vlol:
Que inocencia. Por isso é que todos os que querem (chineses imigrantes não estão incluidos na palavra querem, porque nem tentam, so fecham as lojas mais para almoço ás nove da manha quando adolescentes entram) aprendem rapidamente. É das linguas mais faladas no mundo!
Eu posso ler em português :pi:...
just croft
04-08-09, 12:26
i know hello is olà
Olá
it's leaning to the right. :p
:vlol:
Que inocencia. Por isso é que todos os que querem (chineses imigrantes não estão incluidos na palavra querem, porque nem tentam, so fecham as lojas mais para almoço ás nove da manha quando adolescentes entram) aprendem rapidamente. É das linguas mais faladas no mundo!
Falar falam e mal... Escrever tá quieto..
Tal como nos percebemos o castelhano perfeitamente... São linguas muito parecidas.
Quanto ao francês, um exemplo : gramática = grammaire... 2 m , ai = é... A gramática francesa é chata como o carago...
Novo = nouveau... eau só para pronunciar "o"...
Falar falam e mal... Escrever tá quieto..
Isso também não é bem assim e isso pode ser visto principalmente em quem, como tudo, tem força de vontade em aprender, sejam velhos ou jovens. Por isso é que tens adolescentes que vêm para cá sem falar uma única palavra de português e acabm por ter melhores médias de secundário do que muitos nativos.
De qualquer modo, este tópico não é para discussão, se quiserem um tópico para ajudar outros a aprender inglês, sugiro que seja algo relativamente organizado. Este tipo de discussões podem ir para o Chat Aberto uma vez que aqui só ajudam a dispersar.
So yeah...
Here some tips
Backpack --- Mochila
Member --- Membro
Friend --- amigo
Tomb raider --- Saqueadora de tumulos
twin pistols --- Pistolas duplas
Sweet --- Doce
Braid --- trança
Ponytail --- rabo de cavalo
Philosofer stone --- Pedra filosofal
Mummy --- Mumia
Horse --- Cavalo
Nunca me disseste que sabes ler e escrever em portugues!:yik::p
-----------------------------------------------------------
You never tell me you know to read and to write portuguese!
i know hello is olà
-------------
Numbers
--------------
1 - Um
2 - Dois
3 - Três
4 - Quatro
5 - Cinco
6 - Seis
7 - Sete
8 - Oito
9 - Nove
10 - Dez
----------------------
Everyday words
-----------------------
Hello - Olá
Goodbye - Adeus/ Tchau
Good (Bom) Morning (Dia) -> Bom Dia
Good (Boa) Afternoon (Tarde) -> Boa Tarde
Good (Boa) Evening/Night (Noite) -> Boa Noite
How (Como) are you (estás) ?
Thank You - Obrigado [masculine] / Obrigada [feminine]
You're welcome -> De nada
Welcome -> Bem-Vindo
-----------------
Identification
-----------------
I (Eu)
You (Tu)
He (Ele) / She (Ela)
We (Nós)
Ye (Vós)
They (Eles) / They (Elas)
Note: Normally we use "o" & "e" for words in masculine. "a" & "e" for feminine.
What -> O quê
Who -> Quem
Whose -> Cujo [masculine] / Cuja [feminine]
Where -> Onde
When -> Quando
Which -> Qual
------------
Some other words
------------
Why -> Porquê
Because -> Porque
Since -> Desde
Already -> Já
Yes -> Sim
No -> Não
Nunca -> Never
Of Course / Sure -> Claro
Really -> Mesmo
Therefore -> Portanto
--------------
Persons
----------------
Mother -> Mãe
Father -> Pai
Son -> Filho
Daughter -> Filha
Grandmother -> Avó
Grandfather -> Avô
Uncle -> Tio
Aunt -> Tia
Cousin -> Primo [masculine] / Prima [feminine]
-----------------
Objects
-----------------
Pencil -> Lápis
Pen -> Caneta / Esferográfica
Eraser -> Borracha
Ball -> Bola
Computer -> Computador
Laptop -> Portátil
And so on...
If you are looking forward at learning portuguese I suggest that you should memorize words but first take a look at how to say the word in portuguese. :) I hope it helped.
A gramática francesa é chata como o carago...
:vlol:!
Nossos insultos são semelhantes :mis:.
Nunca me disseste que sabes ler e escrever em portugues!:yik::p
-----------------------------------------------------------
You never tell me you know to read and to write portuguese!
Portugues, Français, Español, Italiano... Somos todos uma grande família :p.
Edit:
-----------------
Pronomes possessivos
-----------------
Singular:
1st person: -Meu >>> Mine (masculine)
-Minha >>> Mine (femenine)
-Meus >>> Mine (plural masculine)
-Minhas >>> Mine (plural feminine
2nd person:
Teu >>> Yours (masculine)
Tua >>> Yours (femenine)
Teus >>> Yours (plural masculine)
Tuas >>> Yours (plural femenine)
3rd person:
Seu >>> Theirs (masculine)
Sua >>> Theirs (femenine)
Seus >>> Theirs (plural masculine)
Suas >>> Theirs (plural femenine)
Plural:
1st person:
Nosso >>> Ours (masculine)
Nossa >>> Ours (femenine)
Nossos >>> Ours (plural masculine)
Nossas >>> Ours (plural femenine)
2nd person:
Vosso >>> Yours (masculine)
Vossa >>> Yours (femenine)
Vossos >>> Yours (plural masculine)
Vossas >>> Yours (plural femenine)
3rd person:
Seu >>> Theirs (masculine)
Sua >>> Theirs (femenine)
Seus >>> Theirs (plural masculine)
Suas >>> Theirs (plural femenine)
Nerd For Life
04-08-09, 23:03
Inglês em questão dos pronomes é tão fácil comparado com o Português!
just croft
04-08-09, 23:50
Inglês em questão dos pronomes é tão fácil comparado com o Português!
Ai está uma grande verdade! Mas pelo menos assim há menos hipotese de haver algum desentendimento. Aquilo que queremos dizer é mais promenorizado.
E depois há a questão das palavras que não têm tradução em inglês :
- saudade
- desenrascanço
E ainda a questão das palavras que não combinam uma a seguir á outra :
- politico+honesto
- patrão+generoso
- policia+eficaz...
:tea::ton::tea:
E depois há a questão das palavras que não têm tradução em inglês :
- saudade
- desenrascanço
E ainda a questão das palavras que não combinam uma a seguir á outra :
- politico+honesto
- patrão+generoso
- policia+eficaz...
:tea::ton::tea:
:vlol::vlol::vlol:
Sabe a língua portuguesa em si não é muito difícil, o que a torna um pouco chata ou monótona ... é as regras gramaticais que você fica decorando pro resto da vida , isso é claro no meu caso :D:tea:
agora alguém sabe que Diferença tem entre Português BR e o Português PT :confused: ????
:vlol::vlol::vlol:
Sabe a língua portuguesa em si não é muito difícil, o que a torna um pouco chata ou monótona ... é as regras gramaticais que você fica decorando pro resto da vida , isso é claro no meu caso :D:tea:
agora alguém sabe que Diferença tem entre Português BR e o Português PT :confused: ????
Na minha opinião o português PT, é o português original, o que deu origem a tantos outros, assim como o português BR que é cheio de gírias e que como todo brasileiros sabem, sempre tem uma gíria nova pra acrescentar. :jmp:
just croft
05-08-09, 14:40
Tudo. A maneira de escrever, as palavas usadas... Se bem me lembro voçes não dizem autoclismo. Usam muito o 'voçê' e o 'cara' também.
Na minha opinião o português PT, é o português original, o que deu origem a tantos outros, assim como o português BR que é cheio de gírias e que como todo brasileiros sabem, sempre tem uma gíria nova pra acrescentar. :jmp:
Ora se não fosse é que eu me admirava.
Mas há quem goste muito de teorias da conspiração e até diga que o português BR é o original porque quando a familia real foi para o Brasil levou para lá o Português correcto, e aqui só ficou o pessoal ignorante a evoluir a lingua. «-- Há quem leve Dan Brown ao extremo.
Mais algumas palavras ou expressões que alguem queira saber? Monoko? Haaaydeen?
Mais algumas palavras ou expressões que alguem queira saber? Monoko? Haaaydeen?
Sí, por favor ... Eu prefiro compreender expressões cotidianas em vez de orações formais.
PD: Regras do pontuação, conectores... Alguém sabe?
just croft
05-08-09, 19:01
Sí, por favor ... Eu prefiro compreender expressões cotidianas em vez de orações formais.
PD: Regras do pontuação, conectores... Alguém sabe?
As regras de pontuação são as mesmas que em inglês ou francês (acho). Há sim algumas diferenças em maiusculas e minusculas. Exemplo: dias da semana são em letra minuscula: Friday = sexta.
Expressões do quotidiano... bolas não pensei que ia ser tão dificiel pensar nelas quando escrevi o ultimos post. Como as uso normalmente nem penso que elas possam ser assim uma coisa extraordinária. Fazemos assim quando tiver de usar uma ou ouvir uma, vanho cá escrever. ;)
Caso nao saibas nao e permitido usar essa linguagem aqui no forum nem que seja na secçao portuguesa:wve:
I parece que estas a fazer spam pois essa conversaçao pertence mais depressa a chat aberto;)
Caso nao saibas nao e permitido usar essa linguagem aqui no forum nem que seja na secçao portuguesa:wve:
I parece que estas a fazer spam pois essa conversaçao pertence mais depressa a chat aberto;)
Não sei se já reparaste mas é impressionate ver como "estrangeiros" chegam a Portugal e falam a sua lingua mas não falam Portugues ou nao o sabem muito...no entanto quando é para dizer palavroes sabem-nos de cor ! É, já apreciei isso...
EDIT: Isto é, se é que estamos a falar do que eu estou a pensar... :p
Não sei se já reparaste mas é impressionate ver como "estrangeiros" chegam a Portugal e falam a sua lingua mas não falam Portugues ou nao o sabem muito...no entanto quando é para dizer palavroes sabem-nos de cor ! É, já apreciei isso...
EDIT: Isto é, se é que estamos a falar do que eu estou a pensar... :p
Estava a me referir ao membro madtong (http://www.tombraiderforums.com/member.php?u=30416) que disse uns palavroes que ate tenho medo de dizer aqui:p
so ja nao esta porque paperdoll apagou o post dele:)
Estava a me referir ao membro madtong (http://www.tombraiderforums.com/member.php?u=30416) que disse uns palavroes que ate tenho medo de dizer aqui:p
so ja nao esta porque paperdoll apagou o post dele:)
Oh entao desculpa lá madtong nao era pra ti ! :p
Mas nao retiro o que disse quanto a certos estrangeiros.
Esse negocio de palavrão não é muito do meu estilo , eu acho que é uma coisa muito repulguinante , porem aqui no meu país pessoal usam de palavras vulgares para demonstrar raiva , ódio , dor e outros sentimentos , efim , palavrões é somente o uso de linguagem informal que em um lugar importante denigre a imagem de uma pessoal , até mesmo no seu nucleo familiar ou entre colegas ...
Ah muito tempo eu retirei esse tipo de palavras do meu vocabulario , isso por que ja trouseram muita dor de cabeça :D
O Português original começou no Proto Indo-Europeu, depois nasceu o Latim e depois o Português; se pegarem num texto Português do séc XII verão que tem muitas diferenças do Port contemporâneo por isso não existe um Port "mais correcto"; o Port do Brasil aproxima-se do Port continental do séc. XVII, tem palavras muito mais antigas e, claro, vai sendo influenciado de forma diferente do Port. Europeu.
Mas não existe "correcção" ao nível das línguas pois, se o houvesse, ainda escrevíamos "cassamento", "castello" e "foçem". As regras de uma língua vão mudando naturalmente com a passagem do tempo.
RomeoinRome
02-09-09, 21:30
Acredita o português não é difícil. Experimenta o checo ou o hungaro e aí vais ver o k e gramatica a sério (não é por acaso k "o Hungaro é a unica lingua que o Diabo respeita")
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2013, vBulletin Solutions, Inc.